O alto percentual de automatismo das nossas reações tem um porquê: nosso cérebro em repouso é responsável pelo consumo de 20% da energia do organismo. Se tivermos que raciocinar muito, elevaremos bastante esse percentual.
Ou seja, uma certa “lei do menor esforço” mental é importante para economizarmos energia. Só que isto faz com que, às vezes, tenhamos comportamentos automáticos, os quais nos impedem de alcançar os objetivos desejados.
Por isso, é importante termos práticas que fazem com que maximizemos o uso da nossa mente como, por exemplo, o mindfulness e a meditação.
CONDICIONAMENTOS: FIQUE ALERTA!
Os condicionamentos podem criar alguns obstáculos que dificultam o alcance dos objetivos, dentre eles:
1. MODELOS MENTAIS VICIADOS
por exemplo, se você tiver o modelo mental de sempre manter uma expressão carrancuda, isso impedirá que novas pessoas entrem em contato com você, pois a mensagem que recebem é de que você é antipático, hostil.
2. FALTA DE FOCO
uma mente dispersa é aquela que não utiliza todo o seu potencial de realização. Todos temos uma capacidade realizadora que é superlativa, mas se não conseguirmos concentrar essa energia para a realização dos nossos objetivos, teremos desperdiçado uma considerável parcela do nosso potencial.
3. INSTABILIDADE EMOCIONAL
esta é responsável pela perda de clientes, dilapidação de parcerias, destruição de carreiras, comprometimento de amizades, derrocada de relacionamentos afetivos.
4. BAIXA CONSCIÊNCIA CORPORAL
temos uma pequena percepção sobre os nossos processos internos e a nossa fisiologia, o que nos leva a não percebermos quando algum órgão não está funcionando a contento. Em nossos treinamentos, em seguida, damos atenção ao tato interno da nossa circulação sanguínea e, depois, à consciência do funcionamento dos órgãos.
Quando temos condicionamentos automáticos negativos, acabamos não alcançando aquilo que desejamos. Quando os quebramos, abrimos espaço para novos comportamentos que vão desencadear o sucesso e, com isso, novas experiências que retroalimentam aquele círculo virtuoso.
DICA DE EXERCÍCIO: Reforço para um dia produtivo
Ao despertar, alongue bem uma perna e depois a outra, como se quisesse esticar e crescer um lado de cada vez.
Depois, os dois ao mesmo tempo, espreguiçando e estendendo bem as pernas e os braços simultaneamente.
Em seguida, sente-se sem solicitar muito a coluna e os abdominais, apoiando-se com os braços e elevando-se sem movimentos bruscos.
Isto vale também para os desportistas. Preserve a sua coluna.
Sente-se como preferir, mas lembre- se de manter a coluna ereta.
Em seguida, faça algumas respirações nasais, profundas e concentre-se no exercício a seguir.
Feche os olhos e visualize em sua tela mental uma imagem clara e objetiva, que represente exatamente aquilo que você quer conquistar no dia que se inicia.
Mantenha a concentração nessa imagem por, no mínimo, 5 e, no máximo, 10 minutos.
Texto inspirado no livro Meditação, do Professor DeRose.
De preferência, faça isso todos os dias.
Os grandes atletas e profissionais já utilizam esse recurso para o seu sucesso.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para começar?
Pode nos chamar.